Ana Cláudia: Superação em tempos difíceis e grandes descobertas.
Ana Cláudia tem uma história pessoal de superação e recomeço através do Alpha! Ela atualmente lidera o Alpha na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Sobradinho, Goiânia. Conversamos rapidamente com a Ana que, além de ter experimentado e liderado o Alpha presencialmente, nos falou sobre a bênção de agora poder liderar curso online e colher os frutos disso.
AB: Você já realizava Alpha presencial. Como foi a experiência?
Ana: Sim. Utilizamos o Alpha em nossa paróquia desde o 2° semestre de 2017. Acreditamos que tem sido uma ferramenta muito boa para chamar e evangelizar as pessoas de fora da paróquia, mas também para os que já fazem parte da comunidade.
AB: Quais são os pontos positivos de se realizar o Alpha online em relação ao Alpha presencial?
Ana: Muitos! Um deles é o alcance pessoas de diferentes localidades. Outra vantagem é o tempo, pois como não há a necessidade de deslocamentos, fica mais fácil a mobilidade e enquadramento do tempo.
AB: Compartilhe um aspecto marcante da experiência com o Alpha online para você e seu grupo.
Ana: Na semana do Episódio sobre oração foi proposto ao pequeno grupo uma dinâmica em que os participantes, durante uma semana, logo pela manhã, fizessem uma oração e a encaminhasse ao grupo. A proposta foi tão bem acolhida que prospera até os dias de hoje. Orações lindas!
Outra coisa que marcou para nós foi o Fim de Semana Alpha. A princípio estávamos com receio de como seria fazer um retiro neste formato, mas novamente fomos surpreendidos. Os participantes embarcaram na dinâmica, participando das atividades propostas com muito empenho e dedicação. Graças ao bom Deus. Agora estamos vivendo um momento intenso de oração por 7 dias 24h por dia e a cada 30 min uma pessoa está responsável por rezar em algumas intenções específicas e também livres. Tem sido uma experiência de crescimento no encontro com Jesus através da oração.
AB: O que você teria a dizer aos líderes que ainda não realizam o Alpha online?
Ana: Que é uma experiência ímpar. Embora no início tenha sido desafiador a busca pela aproximação dos participantes – e que, por consequência, exige a princípio maior interação dos anfitriões -, os membros, em razão da distância, buscam a cada dia interagir mais e conhecer melhor o outro. Assim, vislumbro que a aproximação entre os membros à distância se tornou maior do que na experiência presencial.
~ Ana Cláudia lidera o Alpha na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Sobradinho, Brasília.