Crescer em uma favela do Rio de Janeiro não é algo fácil. Porém quando o Iam recebeu uma grande notícia, tudo mudou.
Meu nome é Iam, tenho 20 anos, nasci e cresci no Morro da Providência, comunidade considerada “a primeira favela do Brasil.”
Cresci vendo muitas coisas ruins na minha vizinhança; violência, pessoas perdendo suas vidas e outros jovens como eu sem perspectiva de futuro. A favela pode nos aprisionar de diversas formas, e muitas vezes me senti assim, preso na mentalidade de algumas pessoas da comunidade e na falta de alternativas para o futuro. Nunca entrei para nenhuma gangue local, mas muitas vezes era uma opção tentadora.
Quando fiz 18 anos, comecei a participar de um centro comunitário em minha comunidade, um lugar cristão onde as pessoas falavam sobre Jesus. Era a Casa Cruzeiro. Apesar de ter decidido seguir Jesus, o ambiente da favela ainda me oprimia e eu tinha muitas dúvidas sobre minha vida.
“…a favela pode nos aprisionar de diversas formas, e muitas vezes me senti assim…”
Na Casa Cruzeiro participei do Alpha, e foi lá que uma grande jornada de descoberta começou para mim. Finalmente consegui entender muito mais sobre a vida, sobre mim, sobre como Deus me ama e cuida de mim, mesmo no ambiente difícil onde eu vivia.
Minha perspectiva de futuro mudou totalmente, e depois do Alpha finalmente pude sentir a liberdade que Jesus conquistou para mim. Me senti livre pela primeira vez em minha vida, e sem precisar sair da favela.
Agora estou no meu terceiro grupo Alpha, e desta vez ajudando na cozinha e estou muito feliz com isso! Ao servir no Alpha em minha comunidade, também posso ser um agente para que outras pessoas conheçam Jesus aqui.
“…Me senti livre pela primeira vez em minha vida…”
Neste momento, estamos fazendo um Alpha com um grupo de jovens como eu aqui e tendo a oportunidade de vê-los aprendendo mais sobre como Jesus os ama e tendo uma nova oportunidade de ver a vida de uma forma completamente diferente.
A todos os jovens que encontro na Providência eu digo: “Venha, experimente o Alpha e conheça Jesus também!”
~ Iam da Silva Bispo participou de um Alpha na Casa Cruzeiro, Rio de Janeiro.