Medidas de precaução e segurança online (e-safety)
Se você estiver realizando o Alpha online, por favor, tome todas as medidas e passos necessários para garantir que você, sua igreja e aqueles que estão administrando o Alpha sejam informados sobre as medidas de segurança para fazê-lo.
É necessário estar alerta para aqueles que gostariam de abusar dos jovens, em particular, eles muitas vezes começam com comunicações virtuais e depois atraem as pessoas para um encontro pessoal inseguro.
Com um número crescente de Alphas realizados online através de várias plataformas como Zoom, Facebook, Instagram, surge a necessidade de utilizar o recurso de videochamada que as plataformas oferecem. Sabemos que é difícil ter controle ou monitoramento nessas plataformas, por isso incentivamos os hosts e assistentes a poderem trabalhar em equipe dando suporte a essas questões.
Se você usar o Zoom ou outra plataforma, lembre-se disso e tome precauções e medidas de segurança, como senhas para proteger sua reunião, use uma conexão de internet segura (no caso de Wi-Fi use uma rede privada com uma senha), esteja ciente de o que nos rodeia e o que se pode ver na nossa transmissão de vídeo, e certifique-se de que as sessões não estão sendo gravadas.
Os perigos nesta área incluem cyber bulling e aliciamento. Ambos os fatos são extremamente sérios e devem ser tratados com o máximo cuidado e cuidado pelos anfitriões e ajudantes.
E-safety: O QUE É?
-“Pense antes de postar”: uma vez que a informação está online pode ser muito difícil ou impossível removê-la.
-Ao fechar suas mensagens, use um tom amigável, mas não muito familiar ou pessoal.
-Mantenha suas videochamadas, chats e comunicações em horários adequados do dia.
-Para Anfitriões de Pequenos Grupos: Use um estilo de liderança que atenda às necessidades de todo o grupo e lembre-se de realizar boas práticas e maneiras em seu comportamento online.
-Promova a segurança e o uso saudável das redes sociais. Que suas medidas de segurança e configurações são adequadas e em ordem.
-Comunique-se de forma clara e não ambígua, use as redes sociais apenas para dar informações, em vez de falar (por exemplo: para lembretes de grupo)
-Comunique-se e comporte-se com respeito, quer esteja se comunicando digitalmente ou pessoalmente.
-Compartilhe apenas quando se sentir confortável para fazê-lo. Assim como você respeita os outros e não os pressiona a compartilhar ou fazer coisas que eles não querem, você não se pressiona a compartilhar ou fazer coisas com as quais não se sente confortável. Se você se sentir desconfortável com a comunicação ou comportamento, seja online ou não, entrar em contato com seu líder ou responsável para que você possa analisar a situação e tomar medidas a respeito dela.
O que NÃO fazer?
-Prometa sigilo que você não pode garantir.
-Permita que seu Alpha seja registrado.
– Estimular a exclusividade nas comunicações, ou seja, as comunicações um a um, quer com conhecimento ou não.
– Videochamadas sozinhas com um jovem ou pessoa vulnerável.
– Compartilhe detalhes de seus contatos sem sua autorização.
– Adicione pessoas que não estão em seu grupo Alfa – mantenha as redes sociais como contato com aqueles dentro de seu grupo Alfa.
– Publique fotos de pessoas sem perguntar com antecedência.
– Publicar fotos de menores cujos pais declararam não querer que as imagens dos seus filhos sejam utilizadas (ou se os menores também não tiverem acesso).
– Identifique as pessoas, a menos que elas autorizem. A escolha é deles, não sua.
– Aprofunde-se nas conversas por meio de bate-papos on-line ou de texto – reduza os bate-papos ao mínimo, como se quisesse atualizá-los.
– Para hosts Alpha: Siga menores no snapchat ou serviços de mensagens privadas ou compartilhe sua história pessoal com eles.
Diferentes situações que devem atrair sua atenção podem ser:
-Se uma pessoa disser algo que possa sugerir que ela está em perigo ou risco (você deve tomar medidas imediatas – veja abaixo em “O que fazer”)
-O conteúdo das mensagens / e-mails sugere alguma forma de abuso (você deve denunciar o mais rápido possível, nas próximas 24 horas)
-Você está preocupado com o bem-estar mental da pessoa (de novo, aja rápido)
-O conteúdo que a pessoa compartilhou online ou por texto é impróprio.
-Imagens inadequadas foram compartilhadas.
-Uma pessoa se tornou excessivamente dependente de você por meio de chamadas ou bate-papos frequentes e demorados.
-Um menor está escondendo seus e-mails ou mensagens (pode ser um indicador de aliciamento)
-Um menor está sendo contatado por adultos desconhecidos ou recebendo presentes de pessoas que não conhece (pode ser um indicador de higiene)
– NÃO FECHE A CONVERSA: Pode significar uma potencial perda de evidência – Faça screenshots se possível, e salve qualquer conversa, por exemplo copie e cole se necessário com dia e hora.
– Informe o seu líder, o líder Alpha ou a autoridade competente o mais rápido possível.
– Se você acredita que uma pessoa está em perigo ou risco, entre em contato com o número de emergência da sua região. Cada vez mais países contam com ferramentas e serviços de proteção para mídias digitais e para atuar com rapidez e eficácia em qualquer dos casos citados acima.